Tratamento pela Alimentação
Atualmente vivemos movidos pelos estímulos impostos dela sociedade de consumo e nem nos apercebemos que muitos alimentos que temos na despensa e frigorífico, aplicados na qualidade, forma e hora certa serão uma luz para uma vida melhor.
A Trofoterapia é o tratamento pela alimentação ou nutrição que tem como objectivo estudar e proporcionar através dos recursos naturais, utilizando alimentos simples não só com fim de nos alimentarmos, mas também para evitar e combater algumas doenças. Para uma grande parte de problemas de saúde, existem alimentos que, se usados adequadamente, previnem ou curam as doenças e até regulam certas funções orgânicas dispensaveis à saúde. Ainda é pouco conhecida e aceite, pois é necessário alterar todos os hábitos alimentares para que produza efeitos.
Principais doenças ligadas à má alimentação:
- Desnutrição: alimentação insuficiente e falta de calorias.
- Carências específicas: falta total ou parcial de vitaminas (cegueira noturna, raquitismo, beriberi, pelagra e escorbuto), de minerais (cárie dentária, bócio, osteoporose e raquitismo) ou de proteínas e aminoácidos.
- Obesidade: por desequilíbrio nutricional na diabetes, nas dislipidémias, na gota, por alimentação rica em gordura, açúcares, proteínas e por alimentação pobre em fibras.
- Diabetes
- Doenças degenerativas: alimentação rica em gorduras saturadas, colesterol e muitas calorias e desequilíbrio metabólico que atingem o coração e os vasos sanguíneos.
- Hipertensão arterial: consumo excessivo de sal na alimentação e gorduras.
- Obstipação ou prisão de ventre: consumo de alimentos excessivamente refinados e concentrados com predomínio de açúcar, farinhas brancas, carne e gorduras e escassez de vegetais verdes e cereais.
- Doenças devidas ao consumo de bebidas alcoólicas, como a hepatite aguda e a cirose hepática, o delírio tremens, osteoporose, envelhecimento precoce
- Anemia nutricional: falta de ferro, vitamina B12, ácido fólico e proteínas verifica-se quando a alimentação é pobre em ferro e se faz a pattir de alimentos refinados, açucar e gorduras, frequente nas mulheres.
- Contaminação dos alimentos: por metais tóxicos, pesticidas, poeiras radioactivas; por insetos ou animais (moscas, ratos e baratas); pela água contaminada; falta de higiene na confecção dos alimentos.
- Cancro.