Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

16.01.19

Os benefícios dos Óleos Essenciais

Óleos Essenciais - benefícios.png

A aromaterapia doméstica é um mundo com muitas possibilidades.

 

O sentido do olfato está intimamente relacionado com as nossas emoções, além de se refletir no bem estar físico e mental. Na verdade, está ligado à zona do cérebro em que se encontra o centro das emoções, mas também de muitas atividades vitais do organismo, como o sono, a sensualidade e a memória. É por isso que certos aromas conseguem harmonizar os estados psíquicos, físicos e emocionais.

É essa a origem da aromaterapia, uma antiga arte de curar e de conseguir o relaxamento através da utilização de Óleos Essenciais extraídos das plantas e cuja ação pode influenciar positivamente os processos físicos, anímicos e espirituais.

Os Óleos Essenciais têm poucas contra-indicações, não criam dependência e são muito fáceis de usar.

 

 

Massagem.png

Massagens

 

Os Óleos Essenciais podem ser utilizados em massagens, que têm a vantagem de conjugar os benefícios que eles proporcionam com os do contacto e da manipulação corporal.
À ação dos compostos voláteis inalados junta-se a dos agentes absorvidos através da pele, que acedem rapidamente aos capilares subcutâneos, a partir dos quais se distribuem por todo o organismo, usando como veículo a corrente sanguínea. Para realizar uma massagem aromaterápica, mistura-se uma pequena quantidade de Óleo Essencial (10 gotas)e cerca de 20 ml de óleo vegetal não volátil, como por exemplo o Óleo de girassol, o Óleo de amêndoas doces ou o Óleo de gérmen de trigo.

 

 

 

Banho.png

Banho

 

Juntar algumas gotas de Óleo Essencial à água da banheira é outra forma de utilizar a aromaterapia em casa. Por exemplo, 10 gotas de Óleo de Essencial de amêndoas doces e flor de laranjeira, Óleo de Essencial de gerânio ou Óleo de Essencial de alfazema na água do banho são uma boa forma de encontrar conforto após um dia árduo de trabalho.

 

 

Vapores.png

Vapores

 

Os Óleos Essenciais de hortelã e eucalipto são uma grande ajuda para tratar sintomas da gripe e constipações. Nestes casos, coloca-se água acabada de ferver numa bacia, junta-se 3 gotas do Óleo Essencial escolhido e, com a cabeça coberta com uma toalha, inala-se o vapor que se forma.

Alerta

Todas as publicações constantes no blog Cuida-te Bem! são apenas para fins informativos.

NÃO DEVEM SER CONSIDERADOS COMO CONSELHOS MÉDICOS!

Cuida-te Bem! não pode ser responsabilizado por eventuais consequências oriundas de qualquer tratamento, procedimento , exercício , modificação alimentar, acção ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas.

Cuida-te Bem!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D