Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

16.03.19

Óleos Essenciais: Tea Tree (Melaleuca)

(Melaleuca alternifolia)

Capa Facebook.png

A Melaleuca alternifolia, nativa da Austrália é também conhecida como árvore-ti, Tea Tree, ou árvore-do-chá ou "mirto-de-mel". 

O Tea Tree é uma planta com folhas longas e finas que tendem a crescer perto da água. A folhagem da árvore do chá é a fonte de seu óleo, que tem um cheiro de terra e eucalipto e é comummente usado topicamente devido às suas potentes propriedades de limpeza. A árvore do chá é um óleo popular que é regularmente incorporado em produtos capilares e loções para a pele.

 

 

1.jpg

Características

 

Óleo amarelo-claro ou esverdeado com cheiro muito forte, balsâmico/picante e medicinal. Pode produzir um efeito fresco quando misturado com gerânio, alfazema ou pinheiro.

 

 

Propriedades terapêuticas

 

O arbusto do chá tem uma particularidade, que é combinar ações antibacterianas, anti-fungicidas e antivirais, servindo assim como se fosse uma combinação entre muitos óleos. O seu maior poder terapêutico é a estimulação do sistema imunológico.

O arbusto do chá é um antisséptico geral e cicatrizante e não é tóxico. Pode ser utilizado em qualquer situação que exija uma ação anti-infecciosa.

 

 

Modo de emprego

 

Acrescente 5-10 gotas à água do banho quente ou polvilhe em banho de chuveiro antes de entrar para uma experiência de SPA em casa.

Aplique de 2 a 4 gotas diretamente na área desejada. Diluição não é necessária, exceto para a pele mais sensível. Use conforme necessário.

Inale os vapores aromáticos diretamente do frasco, ou coloque algumas gotas em um queimador ou difusor para espalhar o aroma (difundir até 30 minutos 3 vezes ao dia).

 

 

Precauções

 

Manter fora do alcance das crianças. Somente para uso externo. Manter longe dos olhos e das membranas mucosas. Se você estiver grávida, a amamentar, a tomar medicamentos ou tiver algum problema de saúde, consulte um profissional de saúde antes de usar.

 

 

Principais componentes

 

Terpineno-4-ol, sesquiterpenos, cineol, pineno

 

Melaleuca_rhaphiophylla_(leaves,_flowers).JPG

 

Óleo pode ser extraído de

 

Folhas e rebentos.

 

 

Tal como em tudo na vida, há bons Óleos Esseciciais e há muitos Óleos Essenciais que não são de boa qualidade. Para os saber distinguir é preciso seguir alguns critérios:

  • Os Óleos Essenciais devem ser 100% puros, de agricultura biológica.
  • O frasco deve ser de cor castanho escuro, azul escuro ou metalizado.
  • O Óleo Essencial deve mencionar o nome da planta em latim com género, espécie e subespécie (se existir).


Atenção: Os Óleos Essenciais são produtos muito concentrados. Devem tomar-se precauções especiais no seu uso e, salvo raras excepções, não devem ser aplicados puros na pele nem devem ser ingeridos sem aconselhamento técnico especializado. Não é recomendado o seu uso por grávidas ou crianças.

 

 

Óleos Essenciais (1).png

 

 

Alerta

Todas as publicações constantes no blog Cuida-te Bem! são apenas para fins informativos.

NÃO DEVEM SER CONSIDERADOS COMO CONSELHOS MÉDICOS!

Cuida-te Bem! não pode ser responsabilizado por eventuais consequências oriundas de qualquer tratamento, procedimento , exercício , modificação alimentar, acção ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas.

Cuida-te Bem!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D