Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

Óleos Essenciais: Bergamota

(Citrus bergamia)

aceite-bergamota-1.jpg

 

A Bergamota é um citrino do Sul da Itália, uma espécie de laranja pequena, que, como todos os frutos deste tipo, possui um aroma fresco, doce mas ao mesmo tempo ácido.

 

 

Característicasaceite-bergamota1.jpg

 

Da sua casca extrai-se um Óleo Essencial fino, de cor amarelo-esverdeado e aroma simultaneamente doce e ácido. Combina bem com todos os citrinos e Óleos de frutos incluindo a Alfazema, o Gerânio e o Zimbro.

 

 

Propriedades terapêuticas

 

O Óleo Essencial de Bergamota tem sido utilizado para tratar infeções das membranas e mucosas do aparelho bocal, da garganta, aparelho respiratório, urinário e dos órgãos genitais femininos. É útil como anti-séptico contra infeções causadas por organismos tais como gonococos, estafilococos, colibacilos, miningococos e bacilos diftéricos.

 

 

Modo de emprego

 

Para uso aromático ou tópico. Não ingerir.

Banho/Duche: Acrescente 5-10 gotas à água do banho quente ou polvilhe em banho de chuveiro antes de entrar para uma experiência de SPA em casa.

Massagens: 8-10 gotas de Óleo Essencial de Bergamota por 30 ml de óleo vegetal. Aplique uma pequena quantidade diretamente nas áreas a tratar, como músculos, pele ou articulações. Massajar suavemente na pele até que seja totalmente absorvido.

Inalação: Inale os vapores aromáticos diretamente da garrafa, ou coloque algumas gotas em um queimador ou difusor para encher uma sala com seu aroma.

 

 

Precauções

 

Óleos cítricos não devem ser aplicados na pele que será exposta à luz solar direta ou à luz ultravioleta dentro de 72 horas.

Manter fora do alcance das crianças. Somente para uso externo. Manter fora do alcance das crianças. Somente para uso externo. Se você estiver grávida, a amamentar, a tomar medicamentos ou tiver algum problema de saúde, consulte um profissional de saúde antes de usar.

 

 

Principais componentes

 

Acetato de linalil, linalol, sesquiterpeno bergapteno.

 

 

Óleo pode ser extraído de

 

Casca do fruto.

 

Tal como em tudo na vida, há bons Óleos Essenciais e há muitos Óleos Essenciais que não são de boa qualidade. Para os saber distinguir é preciso seguir alguns critérios:

  • Os Óleos Essenciais devem ser 100% puros, de agricultura biológica.
  • O frasco deve ser de cor castanho escuro, azul escuro ou metalizado.
  • O Óleo Essencial deve mencionar o nome da planta em latim com género, espécie e subespécie (se existir).

 

Atenção: Os Óleos Essenciais são produtos muito concentrados. Devem tomar-se precauções especiais no seu uso e, salvo raras excepções, não devem ser aplicados puros na pele nem devem ser ingeridos sem aconselhamento técnico especializado. Não é recomendado o seu uso por grávidas ou crianças.