Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

06.02.19

"Chá" de Erva-Cidreira (Infusão)

Cópia de Título Chá.png

Melissa officinalis

 

 

melissa-972466_1920.jpg

 

 

 

Propriedades

Na composição da Erva-cidreira estão presentes as Vitamina A, Vitamina B1, Vitamina B2, Vitamina B3, Vitamina B5, Vitamina B6, Vitamina B9 e Vitamina C e minerais como Potássio , Cálcio, Magnésio, Fósforo, Manganês, Cobre, Zinco e Ferro.

Devido ao elevado teor de nutrientes presentes na sua composição, a Erva-cidreira possui propriedades calmantes, sedativas, antidepressivas, antiespasmódicas, analgésicas, digestivas, diuréticas e expectorantes.

 

 

Benefícios

usos-beneficios-e-propriedades-dos-diversos-tipos-

No século X, o botânico Serapião deixa escrito que a Erva-cidreira tinha a virtude de "alegrar o espírito e acalmar as palpitações, as preocupações excessivas, a imaginação exacerbada e as fantasias produzidas por humores melancólicos". Esta descrição entusiasta dos efeitos da Erva-cidreira no organismo define muito bem alguns dos seus benefícios. É realmente a ação sedativa e calmante que mais se destaca nos seus benefícios, assim, ajuda a diminuir insónias, ansiedade e o stress. 

Pode ser indicada para os casos de cólicas menstruais por proporcionar relaxamento dos tecidos e para o alívio de problemas gástricos associados à indigestão associada à tensão nervosa, beneficiando também das suas propriedades antiespasmódicas.

Por ter ação diurética, a Infusão de Erva-cidreira também ajuda a combater os inchaços causados pela retenção de líquidos.

 

 

Contraindicações

O consumo excessivo da Infusão deve ser evitado uma vez que pode levar a uma frequência cardíaca mais lenta e a hipotensão arterial.

Pessoas com hipotensão e hipotireoidismo também devem evitar o consumo desta planta. Quem utiliza medicamentos sedativos, como os calmantes, também deve evitar a erva cidreira pois existe a possibilidade de interagir com o medicamento.

 

 

Preparação e dosagem

Infusão Simples de Erva-cidreira

  • Em 150 ml de água fervente, coloque entre 1 e 4 gramas de folhas da planta preferencialmente fresca.
  • Deixe em infusão 5 a 10 minutos.
  • Coe e aguarde.
  • Tome a infusão morno, entre 10 e 15 minutos após o preparo, preferencialmente sem qualquer tipo de açúcar ou adoçante.

 

Consumir até 3 chávenas por dia.

 

 

Curiosidades

 

Letra:

Ó erva-cidreira

Que estás no alpendre,

Quanto mais se rega,

Mais a silva pende.

Mais a silva pende, mais a rosa cheira,

Que estás no alpendre,

Ó erva cidreira.

 

Alerta

Todas as publicações constantes no blog Cuida-te Bem! são apenas para fins informativos.

NÃO DEVEM SER CONSIDERADOS COMO CONSELHOS MÉDICOS!

Cuida-te Bem! não pode ser responsabilizado por eventuais consequências oriundas de qualquer tratamento, procedimento , exercício , modificação alimentar, acção ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas.

Cuida-te Bem!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D