Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

Cuida-te Bem!

A chave para resolver muitas situações do dia-a-dia como uma gripe, insónias ou a falta de ânimo pode estar à nossa volta: a Natureza. Com a Natureza podemos cuidar da casa, da saúde, da beleza sem segredos.

23.03.19

Arriboflavinose

Arriboflavinose - título.png

A Arriboflavinose ou Deficiência de Vitamina B2 é uma condição caracterizada pela falta ou ausência de reservas de Riboflavina no corpo necessárias para as atividades metabólicas normais.

 

Causas

Deficiência ou carência de Vitamina B2 na alimentação, doenças gastrointestinais que prejudiquem a absorção de Vitamina B2, alcoolismo, doenças hepáticas crónicas, alguns antirretrovirais, abuso de diuréticos.

 

Sintomas

Pode manifestar-se por glossite (inflamação da língua que fica muito vermelha ou roxa), estomatite angular (inflamação ou leões na boca e lábios), dermatite ano-genital, manifestações oculares com aversão à luz (fotofobia), cegueira noturna, fadiga ocular ou conjuntivite angular.

Em casos severos pode levar à anemia (falta de glóbulos vermelhos) e/ou dermatite seborreica (inflamação cutânea caracterizada por pele grossa esbranquiçada ou amarelada). Frequentemente está associada a outras deficiências nutricionais, como pelagra e deficiência de proteínas.

Em grávidas quadruplica o risco de pre-eclampsia, transtorno caracterizado por pressão alta e perda de proteínas na urina que pode levar a convulsões perigosas para a mãe e para o feto.

 

Tratamento

Ingerir alimentos ricos em Vitamina B2 como as plantas verdes, as folhas em crescimento e os rebentos. Nas sementes dos cereais e nos legumes secos existe em pequena quantidade.

As suas principais fontes são o leite, os ovos e as folhas verdes dos vegetais.

Um adulto saudável deve consumir 1 a 1,5mg por dia.

 

Tabela alimentos.jpg

 

 

 

Alerta

Todas as publicações constantes no blog Cuida-te Bem! são apenas para fins informativos.

NÃO DEVEM SER CONSIDERADOS COMO CONSELHOS MÉDICOS!

Cuida-te Bem! não pode ser responsabilizado por eventuais consequências oriundas de qualquer tratamento, procedimento , exercício , modificação alimentar, acção ou aplicação de medicação que resultem da leitura ou utilização das informações aqui contidas.

Cuida-te Bem!

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Sigam-me

Arquivo

  1. 2019
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2018
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D